quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DE Bagdade com amor

Numa casa abandonada a nordeste de Fallujah membros do 1º batalhão do terceiro regimento de fuzileiros navais conhecidos com Lava Dogs, ficaram tensos e desconfiados ao ouvir uma série de clics vindos da única divisão intacta do complexo que tinha sido bombardeado.
Numa casa abandonada a nordeste de Fallujah membros do 1º batalhão do terceiro regimento de fuzileiros navais conhecidos com Lava Dogs, ficaram tensos e desconfiados ao ouvir uma série de clics vindos da única divisão intacta do complexo que tinha sido bombardeado.
Pensaram que poderia tratar-se de cavilhas ou granadas, que poderiam ser mandadas por rebeldes que aproveitavam as poucas zonas intactas para se esconderem e assim atacarem as tropas Norte Americanas.
Apesar de os Lava Dogs serem considerados os mais duros dos fuzileiros, em situações destas todos os cuidados eram poucos. Esta era mais uma situação a exigir todos os cuidados.
Lentamente foram avançando receosos e a pensar que deveriam ter barrido eles próprios a divisão com uma granada. De espingardas em riste avançaram até à esquina e fizeram mira ao "clic" que ouviam enquanto o "clic" corria de extremo a extremo da sala.
Que raio vem a ser isto?
Era um cachorro que ao ouvi-los,ganiu,abanou a cauda e raspou insistentemente o soalho, felis porque alguém o tinha encontrado.
O cão foi levado para o posto de comando, onde ao final de mais um dia estenuante o tenente Coronel Jopelman chegou. Como recepção tem uma "bola de pêlo" que se enrola nos seu pés e o assusta. Agarra na espingarda e aponta-a ao bicho quando percebe que ele o olha com um ar assustado mas de defesa.
Depois o animal foge dele assustado mas provocador a tentar que ele o siga e brinque com ele. É aqui que começa a travar-se uma longa amizade que não terminará e se estenderá à Califórnia, apesar das regras serem bem especificas quanto ao estabelecimento de relações em cenários de guerra quer com pessoas, objectos ou animais.
São páginas de emoção, graça e ternura que nos fazem vislumbrar um cão peludo e brincalhão aos saltos e um militar que apesar da rudeza da sua profissão desmorona completamente perante um ser indefeso.
São as peripecias de uma "luta" para trazer o Lava, nome por que foi chamado para a Califórnia e também a brincadeira dos primeiros dias nos Estados Unidos.

Sem comentários: